terça-feira, 10 de maio de 2011

críticas e mais criticas...


Tem pessoa que diz que criticar é falar mal de alguém ou de algo, ou se opor a algum tema ou fato. Essa pessoa tem uma noção totalmente distorcida do que seja crítica.
Criticar é a atitude de fazer julgamentos, a partir de um conhecimento mais aprofundado, sobre qualquer debate, ou discurso. A crítica pode ser construtiva ou não, algumas pessoas podem fazer também para se sentir valorizado diante do criticado. Para se tomar essa atitude de julgar alguém temos que saber analisar o contexto a ser discutido, para depois criticá-lo de uma maneira bem coerente e clara, para que o individuo não se sinta ofendido.
 
 Disse Immanuel Kant sobre o que é crítica:

"Essa época é a época da crítica, à qual tudo tem que submeter-se. A religião, pela sua santidade, e a legislação, pela sua majestade, querem igualmente subtrair-se a ela. Mas então suscitam contra elas justificadas suspeitas e não podem aspirar ao sincero respeito, que a razão só concede a quem pode sustentar o seu livre e público exame."

E digo eu, qual minha visão de critica:
Criticar não apenas discutir sobre algo ou julgar algo, é, sobretudo, analisar e por suas idéias a respeito de feitos alheios. nesse mundo em que a religião, com suas regras e doutrinas,e a legislação, com seu conjunto de leis,querem obrigar nos a cumprir tabus, criticar é se expressar e por em divulgação suas opiniões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário